DR RAJAN SANKARAN
 
O Dr Rajan Sankaran é um conceituado médico indiano, reconhecido internacionalmente como a maior revelação da Homeopatia contemporânea, autor de dezenas de livros e diretor da “Other Song Academy” em Mumbai – Índia.
 
Nascido em 24 de maio de 1960, em Mumbai, na Índia,  inovou os campos da filosofia, matéria médica, repertório, sistemas, miasmas e na tomada e análise de caso.
Inspirado por seu pai, Dr. P. Sankaran, Rajan foi graduado com medalha de ouro na Bombay Homeopática Medical College em 1981. 
 
Entre suas contribuições citamos o conceito de Sensação Vital, os 7 Níveis de Experiência, a complementação do estudo dos 10 Miasmas, a elucidação da aplicação do Estudo dos Reinos como fonte dos remédios, esquematização evolutiva de Reinos, Famílias e Miasmas, etc.



 
O MÉTODO da SENSAÇÃO:
 
 
A sensação é o discernimento ou consciência de qualquer experiência. A experiência propriamente dita e sua natureza qualificam a sensação. A energia é a base para a sensação . A energia está na fonte dos padrões. Esses padrões não podem ser sentidos, e a experiência deles só pode ser descrita em termos de movimento, velocidade, direção e talvez cor. Quando esse padrão energético é recebido pelos neurônios , é vivenciado como sensação. O sistema nervoso é o ponto de conexão da mente e corpo, e uma sensação vivenciada nesse nível é uma sensação geral. Essa sensação geral,  que é comum à mente e ao corpo, é chamada sensação vital.
 
 
O remédio é revelado quando compreendemos a sensação o mais completamente possível quanto à sua natureza exata e sua qualidade (sub-reino e fonte) e quanto à profundidade e o grau em que ela é vivenciada (miasma). Isso porque a sensação é a mais específica para os reinos. Cada reino tem sua  única sensação básica. Com o reino mineral, a sensação básica é a estrutura, e em cada estado mineral, essa sensação básica é caracterizada por uma única qualidade e profundidade. Da mesma maneira, a sensação mais fundamental no reino animal é a da sobrevivência, e cada estado animal mostra seu próprio e único modo de sobrevivência, e também um grau preciso de desespero nessa área. No reino vegetal, a sensação vital é a da sensibilidade e cada família vegetal tem seu próprio tipo peculiar de sensibilidade, e cada membro da família de plantas vivencia essa sensibilidade e profundidade muito precisa. A sensação, portanto, quando explorada completamente, se torna muito específica para uma única substância na natureza, para uma única substância vegetal, animal ou mineral.
 
(FONTE: “A SENSAÇÃO EM HOMEOPATIA” - ED ORGANON)


 
Livros  do Dr. Rajan Sankaran em PORTUGUÊS:

Livros Português


​Livros  do Dr. Rajan Sankaran 
em INGLÊS:

Livros inglês


Cursos on line em INGLÊS sobre o Método da Sensação (WWR):

Cursos